Ir para o conteúdo
Voltar para o blog Gestão de Sinistros

Recuperação de sinistro: o dinheiro que você deixa na mesa

Recuperação de sinistro: o dinheiro que você deixa na mesa

Quando a gente fala em resultado de sinistros, quase toda conversa gira em torno de duas pontas: evitar fraude e pagar menos. Faz sentido. Mas existe uma terceira alavanca que a maioria das operações subutiliza de forma gritante, às vezes com valores que mudariam o IBNR de qualquer seguradora de médio porte. Essa alavanca é a recuperação de sinistro, e o que vejo acontecer com frequência é que ela não tem dono claro dentro da operação.

A resposta direta: Recuperação de sinistro é o processo de reaver, total ou parcialmente, o valor já pago em um sinistro, seja via direito de regresso contra o causador do dano, seja via sub-rogação, seja pelo aproveitamento de salvados e peças removidas. Quando bem operada, ela reduz o custo líquido do sinistro de forma significativa. O problema é que, sem processo estruturado e dados rastreáveis, boa parte desse valor simplesmente some.

Por que a recuperação não tem dono na maioria das operações?

Entendido o conceito, a pergunta que vem logo em seguida é: por que isso não funciona melhor? A resposta, na prática, tem menos a ver com vontade e mais com estrutura. O time de sinistros fecha o processo quando o pagamento sai. O jurídico toca os processos de regresso quando consegue, mas sem visibilidade do que foi pago e como. O financeiro registra a recuperação quando entra, mas não monitora o pipeline. Ninguém fecha esse triângulo.

O resultado é previsível: direitos de regresso que prescrevem sem ser acionados, salvados que saem da operação sem rastreamento de valor real, e sub-rogações que ficam na gaveta porque ninguém mapeou quem é o responsável civil pelo dano. Numa operação que processa centenas de sinistros por mês, esses vazamentos se acumulam rápido.

Quais são os principais canais de recuperação de sinistro?

  • Direito de regresso: quando o sinistro tem um terceiro causador identificável, a seguradora que indenizou o segurado pode buscar ressarcimento junto a esse terceiro ou sua seguradora.
  • Sub-rogação: a seguradora assume os direitos do segurado contra quem causou o dano, inclusive em ações judiciais já em curso.
  • Salvados: veículos ou peças recuperados após sinistro de perda total ou furto podem ser alienados, e o valor abate o custo bruto do sinistro.
  • Fraude identificada após pagamento: quando o sinistro já foi pago mas a análise posterior comprova fraude, existe o caminho de cobrança e, em casos mais graves, de ação penal.

Cada um desses canais exige dados diferentes, prazos diferentes e interlocutores diferentes. O que os une é a necessidade de um processo ativo, não reativo.

O dado que define se você vai recuperar ou não

A recuperação de sinistro falha, na maioria dos casos, não por falta de direito, mas por falta de dado no momento certo. Para acionar o regresso, você precisa saber quem causou o dano, se essa pessoa tem cobertura ativa, qual é a seguradora dela e qual é o valor que pode ser reclamado. Nenhuma dessas informações aparece sozinha no boletim de ocorrência.

É aqui que o enriquecimento de dados veiculares muda o jogo. Cruzar a placa do terceiro envolvido com bases de apólices ativas, histórico de DPVAT e consultas de regularidade muda a equação de "talvez valha a pena" para "esse regresso tem 80% de chance de retorno em menos de 90 dias". Quando você tem esse dado na abertura do sinistro, não no fechamento, a decisão de acionar ou não fica objetiva. Sem ele, vira análise caso a caso, e caso a caso não escala.

Veja como o enriquecimento de dados veiculares na decisão de sinistro funciona na prática dentro de uma operação estruturada.

Quanto tempo o dado precisa estar disponível para o regresso funcionar?

O direito de regresso tem prazo prescricional. No seguro de danos, a regra geral é de três anos a partir do pagamento da indenização. Parece muito tempo, mas operações sem processo ativo raramente chegam à metade desse prazo com o dossiê montado. O que vejo acontecer é o sinistro ser pago, o processo ser arquivado, e quando alguém lembra do regresso, metade dos documentos sumiu e o terceiro já trocou de endereço.

A boa prática é simples na teoria: no momento do pagamento da indenização, o sistema já deve gerar uma tarefa de análise de recuperabilidade com prazo e responsável. Na prática, isso exige que o dado do terceiro esteja registrado e consultado durante a regulação, não depois.

Salvado: o ativo que a operação trata como custo

Tem um ponto que me incomoda bastante no mercado. O salvado, em muitas operações, é tratado como um problema operacional: precisa remover, precisa guardar, precisa leiloar. O foco vai todo para a logística e quase nenhum para o valor que esse ativo representa no resultado.

Uma perda total gera um salvado. Esse salvado tem valor de mercado que varia conforme modelo, ano, condição de conservação e demanda regional. Quando a operação não tem visibilidade do valor esperado antes de alienar, duas coisas acontecem: ou o salvado é vendido abaixo do valor justo, ou fica parado gerando custo de armazenagem sem que ninguém perceba quanto tempo passou.

A inteligência de dados resolve isso com uma consulta simples: qual é o valor médio de mercado deste veículo nessa condição, nessa região, hoje? Com esse número na mão, a operação define um piso de alienação e negocia acima dele. Sem esse número, negocia no escuro. Para ver como a plataforma de análise de sinistros da Autoinsp organiza esse fluxo, vale uma olhada no que é possível automatizar já na abertura do sinistro.

Como montar um pipeline de recuperação que escala?

Não existe mágica aqui. O que funciona é processo mais dado mais responsável. Na prática, a estrutura mínima tem três elementos:

  1. Triagem automática na regulação: todo sinistro com terceiro identificado ou com valor acima de um limite pré-definido entra automaticamente numa fila de análise de recuperabilidade.
  2. Enriquecimento do terceiro no ato: placa, seguradora, situação da apólice, histórico de sinistros. Isso define se o regresso é viável antes de o processo fechar.
  3. Dashboard de pipeline: quanto está em aberto, qual o prazo médio de cada canal, qual a taxa de sucesso por tipo de sinistro. Sem visibilidade, o pipeline não existe de verdade.

O que diferencia operações que recuperam bem das que recuperam pouco não é o tamanho da carteira. É se existe esse processo rodando ou não.

O que fazer na prática agora

Com tudo isso em mente, o primeiro passo não é contratar jurídico especializado em regresso nem montar uma célula dedicada. É fazer um diagnóstico simples: dos sinistros pagados nos últimos doze meses que envolveram terceiros identificados, quantos tiveram alguma ação de recuperação iniciada? E quantos tiveram a consulta de seguradora do terceiro feita durante a regulação?

Se a resposta para a segunda pergunta for "poucos" ou "não sei", o vazamento já está mapeado. O próximo passo é estruturar a captura desse dado na regulação, que é onde a decisão ainda pode ser tomada, não depois que o processo fecha. A Autoinsp integra esse enriquecimento diretamente na jornada de claims, inclusive para operações que mantêm sistema próprio.

Recuperação de sinistro não é departamento jurídico. É operação de claims com dados bons. Quem tratar assim, em 2026, vai ter uma linha de resultado que a maioria do mercado ainda não sabe que existe.

Perguntas frequentes

O que é direito de regresso no seguro auto?

É o direito da seguradora de buscar ressarcimento junto ao terceiro que causou o dano após pagar a indenização ao segurado. Para ser exercido, precisa de documentação do sinistro, identificação do causador e, idealmente, comprovação de que esse terceiro tem cobertura ou patrimônio para responder.

A recuperação de sinistro se aplica a proteções veiculares (APVs)?

Sim. Com a regulação da LC 213/2025, as APVs passam a operar sob regras mais próximas das seguradoras, o que inclui a obrigação de estruturar melhor seus processos de sinistro. Recuperação via regresso e aproveitamento de salvados são caminhos válidos e, em muitos casos, ainda mais relevantes dada a pressão de custo nesse segmento.

Qual é o maior erro na gestão de salvados?

Tratar o salvado como um problema logístico em vez de um ativo com valor de mercado. Operações que não consultam o valor esperado antes de alienar costumam vender abaixo do piso justo ou acumular custo de armazenagem sem perceber. A consulta de valor de mercado no momento da perda total resolve isso antes de o processo fechar.

Tagsrecuperação de sinistrodireito de regressosalvadossub-rogaçãoantifraude

Pergunte sobre este conteúdo para a IA

Abra um chat com a pergunta pronta e aprofunde no assunto.

Tiago de Bortoli

Escrito por Tiago de Bortoli

Fundador e CEO da Autoinsp. Lidera a plataforma de inteligência de dados e antifraude para sinistros de auto usada por seguradoras, proteções veiculares e insurtechs na América Latina.

Artigos relacionados